Na tarde desta sexta-feira (02) um animal selvagem de aproximadamente 02 metros foi capturado após invadir área urbana de Guajará-Mirim.
Moradores da Avenida Marcílio Dias, Bairro Caetano se depararam com um tamanduá de grande porte grande que vagava pelas ruas do bairro sem rumo procurando um abrigo, logo os moradores acionaram o corpo de bombeiros que depois de muita perseguição e precaução com o temido “abraço de tamanduá” conseguiram imobilizar o tamanduá, sendo acionada a Policia Ambiental para dar apoio que deu guarda ao animal para depois fazer o bicho retornar ao seu habitat natural.
Este animal é dotado de fortes e longas garras dianteiras com as quais escava as resistentes paredes dos formigueiros e cupinzeiros onde, em seguida, introduz sua língua, pegajosa e longa (aproximadamente 60 cm), que é utilizada para explorar as galerias do formigueiro e levar os insetos à boca, normalmente formigas, cupins, larvas, besouros. Por dia o tamanduá-bandeira é capaz de ingerir até 30.000 insetos. As garras também são utilizadas para se defender dos predadores, situação na qual o tamanduá-bandeira abraça seu predador para cravar-lhe as longas garras. É daí que surge a expressão popular “abraço de tamanduá”.
A reportagem do Portal Guajará, esclarece que o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat. Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária no cerrado(ecossistema que, por ser bem aberto, não possui lugares onde o tamanduá-bandeira possa se esconder).
Fonte: Portal Guajará.
Produção ROTA MAMORE
Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.