Foto: Gilvane Lago |
A reportagem do Rota
Mamoré esteve nesta manhã de quarta – feira (13) com o responsável pela
Eletrobrás em Nova Mamoré, muito cordial e atencioso ele nos concedeu uma
entrevista exclusiva a respeito das quedas de energia que tivemos esses dias e
também falou sobre a ação de fiscalização.
Foi uma conversa boa,
onde fizemos uma análise em relação a rede elétrica do nosso município na qual como
em todo o resto do país tem suas dificuldades.
Rota
Mamoré - Arthur R. Faria de Araújo representa o que para Eletrobrás em Nova
Mamoré?
Arthur
R.
- Eu sou o responsável local da Ceron, não sou o gerente, existe essa
especificação, mas não compete um cargo de gerência aqui, sou o responsável
direto da Eletrobrás.
RM
- O que foi levantado de dano por conta da ventania?
A.R - Em média foram
quebrados 13 a 14 postes, de toda região, Abunã, Vila da Penha, Travessão do
Beda, linha 29 B e 3 postes para o lado do Iata.
RM
- Quantas chamadas de emergência tiveram de Domingo até hoje, quarta – feira?
A.R - Em torno de 400
chamadas de emergência.
RM
- Muitos fios quebrados?
A.R - Bastante, por causa
da ventania, até árvores que estavam fora da rede voou para cima da rede.
Retirada de vegetação e emenda de cabos, inclusive tem algumas localidades
dentro do estado que ainda não tiveram a energia restabelecida.
RM
- Tem auxilio de alguma equipe de fora e quais equipes estão aqui?
A.R - Um caminhão de
Guajará – Mirim e um de Porto Velho, além das 3 caminhonetes que tem em Nova
Mamoré que trabalharam o dia inteiro.
RM
- O que ouvimos nesses dias foram reclamações sobre esses carros que estão
trocando os relógios, era algo programado? Ou foi coincidência?
A.R - Sim, pois ninguém
programa 19 caminhonetes da noite para o dia, já é uma programação que está
acontecendo em todo estado, inclusive em uma área totalmente diferente da
minha, não é minha área, é de fiscalização, para evitar que os consumidores que
pagam energia não paguem por aqueles que têm "gato" em casa.
RM
- Como que funciona a estrutura da Eletrobrás?
A.R - Apesar das duas empresas que prestam
serviços, tanto a de fiscalização quanto comercial e plantão terem o mesmo
nome, são áreas diferentes. A área de fiscalização é de uma terceirizada que
está na rua e a área de manutenção e comercial é outra, é a que está aqui
diariamente. Foi pura coincidência eles chegarem justamente na hora que deu
esse vendaval, eles já tinham programado a meses essa operação, sendo que é
coordenada pela Eletrobrás e coincidiu com o vendaval, eles estavam com as
diárias pagas, hotel reservado e tudo certo, então independente de ter energia
ou não eles iam continuar com o serviço deles.
RM
- Qual a importância dessa fiscalização?
A.R - Reduzir as fraudes,
os gatos são crime, quem paga energia, paga por quem faz essas fraudes. A
empresa absorve um pouco do prejuízo, mas a outra parte a Anaael autoriza ser
incluído na tarifa do consumidor. Então combatendo essas fraudes o próprio consumidor
se sente menos lesado, apesar da nossa tarifa ser um pouco elevada, sendo o
controle das tarifas responsabilidade da Anaeel.
RM
- Como você avalia a Eletrobrás em Nova Mamoré?
A.R - Posso avaliar os 4
anos que estou aqui, eu lembro que eram muitas reclamações diárias,
independente vendaval ou não, eram muitas ocorrências todos os dias, e a
respeito de programação de serviço, era muito atrasado e hoje a gente tem
tecnologia de tablete o sistema é aberto pela loja e despachado por Porto Velho,
as vezes o cliente está solicitando um atendimento aqui e o serviço já está
sendo executado.
RM
- Ouvimos muitas reclamações em relação ao 0800, como que ele funciona? Quem
recebe a ligação?
Quem recebe é Porto
Velho, o pessoal fala que a ligação vai para o RJ ou Brasília, mas não, em
Porto Velho tem um call center com mais de 25 atendentes, só que acontece que a
gente tem uma deficiência de telefonia, é mesclado, tem dia a gente tem
telefone tem dia que a gente não tem. Quanto ao atendimento, o despacho é feito
por telefone, liga no 0800, tem um atendente que abre o sistema e gera a
ocorrência, essa ocorrência vai para o centro de operações, onde tem operadores
que são capacitados e informados de como funciona a região e conseguem até
identificar o possível problema, essa informação é passada para o tablete da
viatura mais próxima da ocorrência e isso otimiza muito o serviço, sendo por
ordem ou prioridade.
Por exemplo, se só sua
casa está sem energia e a região de Nova Dimensão também não tem, o sistema vai
dar prioridade para 40 casas e não só para um cliente, essa é a prioridade, a
maior quantidade de clientes atingidos.
RM
- Arthur, fica aberta a palavra para você, quer deixar algum recado para os
leitores do Rota Mamoré?
A.R - Desejo um feliz
natal e um próspero ano novo para todos. E não é a situação das chuvas, chuvas
não fazem mal para a energia, o que faz mal é o vendaval, arranca telhado,
arranca casa, arranca tudo, imagina nossa rede que fica próximo de uma área
verde que é Nova Mamoré e regiões. Nossa área rural é uma das maiores do estado
e quase todo mundo já tem energia e é muito difícil atender a todos. Eu lembro
de quando vinha para a Nova Mamoré passar final de semana era no escuro, e hoje
em dia é só em situações emergenciais que isso acontece. Dentro da própria
empresa foi avaliado que deu uma melhora na rede, nossos índices melhoraram
bastante de 4 anos para cá, só que tem muita coisa para ser feita e nossos
esforços continuam e enquanto formos prestadores de serviços estamos
trabalhando.
O
Rota Mamoré agradece a colaboração do representante da Eletrobrás em Nova
Mamoré, Arthur R. Farias Araújo.
Reportagem: Fenando Jeff
Edição: Inês Caroline
Foto: Gilvane Lago
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