O município de Guajará-Mirim/RO e Nova Mamoré/RO, receberam no início da tarde desta terça-feira, 19, os primeiros lotes de vacina contra a Covid-19.
A solenidade de entrega ocorreu no aeroporto do município, onde o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, acompanhado do secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, e do deputado estadual Dr. Neidson Soares, entregaram 1.822 para Guajará-Mirim e 360 para o município de Nova Mamoré de doses de vacina contra a Covid-19, nesta primeira etapa.
O evento contou com a presença da prefeita do município, Raíssa Benta e do prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro. O presidente da Câmara, vereador Pastor João Vanderlei, a vice-prefeita de Guajará-Mirim Mary Granemann, secretários municipais de saúde de ambos os municípios, Rafael Ripke Tadeu Rabelo e Vanessa Cristina Moraes, acompanharam a entrega.
De Nova Mamoré as autoridades que acompanharam a entrega foram: o vice-prefeito Sérgio Bermond, presidente da Câmara de Vereadores, Vereador André do Sindicato e os vereadores José Carlos e Jair da 29.
O secretário, Fernando Máximo, defendeu que as aplicações comecem ao mesmo tempo, mas reconhece a dificuldade porque, pelo tempo de transporte, algumas cidades receberão as doses primeiro e podem começar a aplicação antes das outras.
Para a prefeita a ação do Governo foi louvável em atender o município de Guajará-Mirim, já que somam 96 óbitos desde o início da pandemia no município.
O presidente da Câmara, Pastor João Vanderlei enalteceu que é hora de união, enfrentamento e conscientização também da população, já que as doses atenderão um grupo prioritário.
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, enalteceu agradecimentos aos representantes do Estado de Rondônia.
(Chegada da Vacina em Nova Mamoré) |
(Elizamar Ribeiro, foi a primeira vacinada em Nova Mamoré/RO) |
Prioridades
Com a chegada do imunizante o município definiu que serão beneficiados, inicialmente, trabalhadores de saúde atuantes na linha de frente de atendimento à Covid-19, como foram enviadas doses para atender a parte indígena também serão vacinados.
(Dr. Freddy Rojas Pardo, 76 anos, médico anestesista, primeiro a ser vacinado contra a Covid em Guajará-Mirim) |
A prefeita Raíssa Bento e o secretário de Saúde aguardavam um número menor de doses nesta primeira etapa, no entanto o Plano de Vacinação em Guajará-Mirim está sendo reelaborado, mas enquanto isso os profissionais da saúde foram vacinados logo após a entrega das doses.
(Segundo profissional da saúde a ser vacinada contra a Covid em Guajará-Mirim foi Consuelo Silva Lara, de 60 anos, Técnica em Enfermagem) |
Fonte: O MAMORÉ
Fotos: O MAMORÉ e Lena Mendonça
0 comentários :
Postar um comentário