News
Loading...

CONTRASTE DE REALIDADE EM NOVA MAMORÉ: ENQUANTO VEREADOR PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO PARA CUSTEAR EXAME DE MORADORA, PREFEITURA DE NOVA MAMORÉ GASTARÁ QUASE 4 MILHÕES EM CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE

Nesta terça-feira (11), o portal de notícias de Guajará-Mirim, o Mamoré, divulgou que a construção da nova sede da prefeitura de Nova Mamoré custará R$ 3.800.000,00 (TRÊS MILHÕES E OITOCENTOS MIL REAIS). Aos olhos de muitos moradores, isso chega a ser cômico.

Prefeito de Nova Mamoré ao centro, acompanhado de vereadores, mostra que a nova sede será construída nos fundos da atual sede, prédio do Palácio 21 de Julho. 

Há poucos dias, mais especificamente, no dia 26 de maio, um vereador de Nova Mamoré publicou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda da população para levantar recurso que seria para pagar o valor do exame que uma moradora de Nova Mamoré precisava realizar com urgência. Link do vídeo. Outro episódio recente, que demonstra a disparidade, foi a denúncia de falta de medicamentos no CAPS (Link da matéria).

A pergunta que muitos se fazem é: você acha que é prioridade construir uma nova sede da prefeitura enquanto existem moradores de Nova Mamoré sem acesso a serviços de saúde, ou outros serviços públicos ?

Quantas pessoas neste exato momento estão sem tomar seus medicamentos por falta de dinheiro? Quantas estão deixando de realizar exames médicos necessários por falta de recursos financeiros? E quantas estão adiando cirurgias essenciais devido à falta de dinheiro? A saúde é direito de todos e dever do Estado (Art. 196, CF).

Outro ponto que reforça o questionamento sobre a prioridade da construção de nova sede da prefeitura é que, segundo informações disponíveis na Wikipedia, Nova Mamoré está classificada como um dos municípios com um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) em Rondônia. Dos 52 municípios, ela fica no penúltimo lugar, à frente apenas do Vale do Anari. Isso indica desafios significativos que a cidade enfrenta em termos de qualidade de vida, educação, saúde e renda para seus habitantes. Essa situação destaca a importância de políticas e investimentos direcionados para melhorar as condições de vida na região e promover um desenvolvimento mais equitativo e sustentável.

A construção de uma nova sede para a prefeitura pode ser considerada um marco de avanço e prosperidade para uma cidade. No entanto, é essencial reconhecer que, enquanto houver moradores sem acesso adequado aos serviços de saúde, mesmo que a cidade possua o prédio mais imponente e valioso do mundo, jamais poderá ser vista como verdadeiramente desenvolvida.

O verdadeiro progresso de uma comunidade está intrinsecamente ligado ao bem-estar de seus habitantes, e priorizar a construção de estruturas públicas de vultoso valor, em detrimento das necessidades básicas da população, é um equívoco que compromete a genuína evolução de uma sociedade. A verdadeira medida de sucesso de uma cidade está na qualidade de vida e na equidade de acesso aos serviços essenciais, e é a partir desses valores que devemos direcionar nossos esforços e investimentos.

Fonte: jornal Rota Mamoré


Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário