O município de Nova Mamoré enfrenta uma grave crise na saúde pública. Segundo denúncias recebidas pelo Alerta Rondônia, as cinco ambulâncias da cidade estão paradas devido à falta de manutenção, prejudicando o transporte de pacientes que precisam ser encaminhados para Guajará-Mirim ou Porto Velho.
Diante da situação, a única alternativa encontrada foi deslocar a ambulância do distrito de Jacinópolis para atender o hospital de Nova Mamoré. No entanto, a medida tem gerado preocupações, pois deixa os moradores de Jacinópolis desassistidos.
Além da precariedade no transporte de pacientes, a saúde no município enfrenta uma crise que se arrasta há tempos. Profissionais relatam a falta de itens básicos como soro, luvas e gases, o que compromete o atendimento e expõe médicos e enfermeiros a um cenário de constrangimento e impotência diante das necessidades da população.
Outro problema grave apontado na denúncia é a falta de um aparelho de raio-X funcional. Sem previsão de conserto, os pacientes que precisam desse exame são obrigados a se deslocar para outras unidades de saúde, muitas vezes enfrentando riscos devido à falta de transporte adequado.
Diante da gravidade da situação, a população cobra uma resposta das autoridades responsáveis. A denúncia foi encaminhada aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Tribunal de Contas e a Secretaria de Saúde, para que providências sejam tomadas com urgência.
O Alerta Rondônia segue acompanhando o caso e cobrando soluções para garantir que os cidadãos de Nova Mamoré tenham acesso a um atendimento de saúde digno e eficiente.
Fonte: alertarondonia
0 comentários :
Postar um comentário